quarta-feira, 23 de abril de 2014

Portugueses pelo Mundo na Antena 1



No mês de Março, o Francisco foi surpreendido pelo contacto de uma produtora da Antena 1; o programa era Portugueses pelo Mundo. Chegou até ao Francisco através de um também emigra que está na Roménia (quem não tem hoje em dia amigos e conhecidos que moram no estrangeiro?).

Confesso que não sabia da existência deste programa de rádio; conhecia apenas o programa que era transmitido pela RTP com o mesmo nome e ao qual assistia sempre que podia.


No dia 27 lá estava eu de telemóvel em punho para ouvir a transmissão da entrevista (felizmente em diferido). Orgulhosa e inchada até mais não às 7.05h da hora portuguesa liguei a app, dez minutos antes do programa não fosse a Internet falhar nesta altura tão importante.


Gostei de o ouvir, gostei de perceber que tanta gente o ouviu quando ía no seu carro e o Francisco se atravessou nas suas rotinas diárias, admito que houve alturas em que emocionei e mesmo não concordando com tudo o que disse conseguiu retratar bem a nossa vida aqui em Luanda:

  • a vontade de ficar por tempo indeterminado;
  • os desafios profissionais que são uma constante no dia-a-dia, naquilo que parece ser por vezes tão simples;
  • a convivência com uma outra cultura tão diferente da nossa;
  • o círculo de amigos que se vai alargando à medida que os meses passam - uns a partir e outros a regressar;
  • as saudades que temos do nosso Portugal, da nossa casa que nos recebe sempre de braços abertos e onde temos a certeza que podemos sempre voltar;
  • o desespero de ficar sem água e sem luz (argghhhh);
  • os fins de semana de praia e programa de chinelo no pé, acompanhado pelo sol e amigos;
  • a adaptação num país que nos recebe e que tem tantas disparidades com as quais nunca tínhamos convivido antes.

Podem ouvir a entrevista aqui: Entrevista Francisco - Antena 1

Aproveitem e espreitem também aqui a página do Facebook do programa, onde diariamente é criado um álbum de fotos com o português entrevistado, (vai-se a ver e já são uma parga deles!).

Mas para que não haja dúvidas e bazófias à parte Luanda não é para todos. Luanda não é para meninos, é para os mais rijos.


Sem comentários:

Enviar um comentário