A Julieta, que tratamos por Ju, é a nossa empregada cá em Luanda. Foi recomendada por um colega do Francisco e até ao momento não defraudou expectativas.
Esta é a segunda empregada que o Francisco tem cá em Angola. Eu conheci a primeira, quando cá estive em Outubro, e vamos dizer que não cumpria lá muito bem as suas funções: pó nos móveis (e se há pó nesta cidade), tv altissima no canal das novelas, depois "partiu uma perna", depois "morreu" não sei quem, depois estava incomodada (estava doente).... um sem fim de dramas!
Ui, e para cumprir horários também não era lá grande coisa. Enfim, a madame andava como queria porque o menino Francisco era incapaz de lhe chamar a atenção do que quer que fosse!!
Como se sabe, arranjar uma boa empregada pode ser uma verdadeira odisseia. Em Luanda então...
A minha relação com a Ju começou quando cá cheguei; há coisa de um mês! Cheguei a casa a um sábado, por isso consegui perceber se a a casa estava realmente limpa ou se havia falhas que passariam despercebidos a um olhar masculino.
Mas estava efectivamente limpa, sem roupa para passar a ferro, nem roupa suja por lavar; e a roupa estava de facto bem passada. Pormenores que para o Francisco passam completamente ao lado. Desde que a cama tenha lençóis, roupa lavada no roupeiro, toalhas na casa de banho e a televisão sem pó para se ver bem, por ele está tudo fino.
Na 2ªf a Ju apareceu ao serviço cedinho. Ensinei-lhe algumas coisas, disse como queria que fizesse outras. Todo um mundo novo no que toca à máquina da roupa e à separação por cores! Happy days!!
Na 3ªf, já passava das 10h e Ju nem vê-la. Pensei logo:
Tu queres ver que lhe deste uma ensaboadela tão grande que ela já não aparece no 2º dia??! Mas não... passado meia hora cá estava a Ju :)
E até agora tem sido impecável! Muito boa a fazer sopas (a de ervilhas é absolutamente divinial!!), não preciso de estar a repetir as coisas para fazer, aprende com facilidade, pontual, despachada, competente e atenta aos detalhes.
A Ju não sabe, mas fez a minha estadia mais fácil cá em Angola.
A Ju tem três filhos, ainda estão todos na escola (felizmente). A Ju todos os fins de semana vai à Igreja (seja lá a religião que ela tiver). Mas enquanto houver fé de ambos os lados, está tudo bem...